Apresentação de Relato Bibliográfico
O terceiro dia das atividades da saúde coletiva ficou reservado para ser feita uma apresentação de relatos bibliográficos que foram indicados pelo próprio professor Otacílio. De início os alunos ficaram meio tensos pois foi pedido que essa apresentação fosse feita de forma criativa e diferente, logo começamos a descartar a possibilidade de usarmos slides e data show, que é a forma tradicional de apresentação e que portanto não deveria ser criativa rs. A partir dai muitas ideias começaram a surgir, cartolinas, paródias, historinhas, apresentações... houve até quem cogitasse a dançar. No fim, todo mundo conseguiu se resolver e o resultado foram apresentações bastante dinâmicas, cheia de interações e que possibilitaram uma discussão muito construtiva a respeito de todos os artigos.
Nós ficamos com o artigo "Nem tudo é estágio" dos autores Marcos Azeredo Furquim Werneck, Maria Inês Barreiros Senna, Marisa Maia Drumond e Simone Dutra Lucas. Resumidamente este artigo fala sobre a política adotada pelo estágio supervisionado nas universidade e em especial mostra o caso de uma universidade de Minas Gerais. Segue abaixo o resumo do artigo:
Resumo O artigo versa sobre o estágio supervisionado,tratando-o como uma oportunidade fundamental de consolidação do espaço pedagógico, capaz de enfrentar, positivamente, os desafios lançados pelas Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Odontologia. Não se trata de uma proposta nova, mas de uma luta pela transformação das práticas de ensino que tem origem nos anos setenta, no movimento de integração docente assistencial, até os dias atuais. Aborda o espaço dos serviços públicos de saúde e o mundo do trabalho como aspectos centrais de uma nova prática pedagógica, com potencial para se alcançar um perfil profissional com consciência crítica e capacidade de compreender a realidade e intervir sobre ela. Aponta para os riscos de se compreender – e confundir – estágio com prática intramuros, reproduzindo, sob o nome de estágio curricular supervisionado, práticas tradicionais, com ênfase em aspectos tecnicistas e biologicistas sem potência para alcançar as mudanças propostas pelas Diretrizes Curriculares. Ao ressaltar a importância do estágio curricular supervisionado na formação profissional, fica estabelecido um diálogo com a ABENO, contestando algumas de suas posições. Neste sentido, o artigo mostra a necessidade
de uma discussão que agregue o maior número possível de faculdades de odontologia.
de uma discussão que agregue o maior número possível de faculdades de odontologia.
Palavras-chave Estágio, Integração docente assistencial, Ensino odontológico
O que o artigo quis dizer é que os estágios propostos pelas universidades são bastante diferentes do que o profissional da área da odontologia vai encontrar quando sair da sala de aula e começar sua vida profissional. E toda a discussão girou em torno disso, que o aluno precisa antecipadamente conhecer seu campo de serviço, com as dificuldades que lá existem e aprender lidar também com as adaptações que foram feitas no local de trabalho para que assim seja possível dar continuidade as atividades no serviço publico e isso foi bastante construtivo, pois a partir dai foi possível aumentar o campo de visão do aluno para que ele saiba que nem sempre será possível realizar as práticas conforme ele aprendeu no ambiente da universidade, com todas as técnicas e protocolos requisitados e que quase sempre, nesse tipo de serviço, motivados pela sua força de vontade ele se deparará com situações em que vai ser obrigado a improvisar uma solução para dar continuidade aos serviços. Também entrou no campo de discussão que o ambiente da universidade nem sempre é muito saudável para o paciente, pois 'trava-o' de mostrar o que ele realmente é e isso em alguns casos o faz omitir informações que seriam importantíssimas para seu tratamento.
Foi portanto possível compreender a importância das atividades extra muros para a formação do profissional da área odontológica, bem como também de todos os profissionais das áreas de saúde e que além disso é muito importante que o próprio aluno tome consciência na realização dessas atividades e que tente ao máximo absorver tudo que elas lhe podem oferecer.
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Foi portanto possível compreender a importância das atividades extra muros para a formação do profissional da área odontológica, bem como também de todos os profissionais das áreas de saúde e que além disso é muito importante que o próprio aluno tome consciência na realização dessas atividades e que tente ao máximo absorver tudo que elas lhe podem oferecer.
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