Nesse primeiro, trataremos das idas com Fabiano, que se mostrou um agente bastante legal e prestativo, as visitas tiveram todas caráter de recadastramento das famílias no sistema do SUS, com um cadastro domiciliar e outro individual de cada membro da família.
Ficha do Cadastro Domiciliar |
E continuou aquela coisa, o agente saúde mostrando que conhece cada membro da família e fazendo seu papel de aproximador do posto com a comunidade e consequentemente dos serviços de saúde.
O cadastro consiste numa série de perguntas feitas para serem colocadas no sistema afim de melhorarem o prontuário do paciente e aumentarem significativamente as informações básicas, tanto de saúde quanto de condição social da população. Entre um cadastro e outro tínhamos uma remarcação de consulta, reposição de medicamentos ou troca de informações sobre serviços prestados no posto, assim como o lembrete básico de levar as crianças para pesarem e medirem a cada seis meses, entre outras coisas.
Nessas visitas com Fabiano podemos conhecer um pouco mais das famílias do Buenos Aires e acabamos percebendo que elas, em sua grande maioria utilizam-se dos serviços do posto para seu benefício, pouquíssimos habitantes das áreas que a gente visitou possuíam algum plano de saúde particular e foi apartir dessa informação que constatamos isso.
Nós aproveitávamos também as idas com o Fabiano para falar da importância de ir ao dentista e inclusive influenciamos algumas marcações de consultas para alguns dos moradores da região. De certa forma acabamos nos sentindo importantes por isso, pois estávamos contribuindo com a melhoria da saúde dessas famílias e aumentando seu cuidado para com eles mesmos. Quando não possível marcar consultas falávamos ao menos dos cuidados básicos de higiene bucal.
E foram assim que seguiram as atividades com esse agente nessa micro-área. Foi muito gratificante e um pouco cansativo também, não é fácil caminhar no sol das 2 da tarde de Teresina a 38ºC.
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